Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro de 2018

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro de 2018

“A inclusão refere-se à oportunidade que pessoas com deficiência têm de participar plenamente nas atividades educacionais, de emprego, de consumo, de recreação, comunitárias e domésticas, que são específicas do quotidiano social.” (Hegarty, 2001, p.81).

 

     O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas a 14 de outubro de 1992. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Como forma de assinalar esta data os departamentos de educação especial e de educação física do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. V. da Beira em colaboração com toda a comunidade educativa realizaram diferentes atividades e dinamizaram um evento no portal “eTwnining.”

   Assim, no 1.º ciclo e jardins de infância houve a hora do conto “Elmer, um elefante ao Xadrez”. Inspirados nesta figura ficcionária, os alunos construíram verdadeiras obras de arte, imprimindo a sua dedada num universo coletivo que é aquele elefante colorido, generoso e alegre, o que o torna tão genuinamente diferente do resto da manada; na EBI de São Vicente da Beira, a Senhora Maria da Luz (Luzita) veio à  escola partilhar o seu testemunho de vida, sobre como é o seu dia a dia com a doença neurodegenerativa rara de que sofre há já alguns anos. Falou dos seus talentos pessoais, nos quais se incluem: a escrita de textos em verso e prosa, a fotografia, a produção de postais, pintura e a elaboração de trabalhos feitos com diferentes materiais, partindo de fontes de inspiração que encontra no meio familiar ou assistencial em que vive.

   Na escola sede, as atividades foram diferentes e diversas, de acordo com a disciplina e conteúdos curriculares: visualisação de vídeos, leitura de textos, contos, produção de frases, poemas e  participaram, ainda, em diferentes modalidades desportivas: Boccia, Voleibol sentados, Apanhada com os olhos vendados.

    Ainda, neste espírito de partilha e de inclusão, os Agrupamentos de Escola do concelho de Castelo Branco em colaboração com o CERTIC, dia 3 de dezembro, juntaram-se em mais uma  sessão comemorativa que contou com a participação da Câmara Municipal, dos Diretores dos Agrupamentos, do Grupo de percursão Bombos, da ERID, do Conservatório de Castelo Branco e da ALBIGYM.

Os Departamentos de Educação Especial e de Educação Física